segunda-feira, 31 de março de 2014

Pensando diferente dos seus amigos





Neste final de semana fui na casa dos meus pais para pegar algumas coisas do meu computador e lamber um pouco eles (meus pais) pois eles iriam viajar e ficar uns 15 dias fora (curtindo a melhor idade). Recebi a visita inesperada de um amigo meu que irá se casar. Ele gentilmente deixou um convite para meus pais e um para mim e minha namorada. Estou muito feliz por ele. Conheci ele no início da faculdade de Publicidade e Propaganda e aí se vão 7 anos de amizade. Bom, meses atrás havíamos nos encontrados e ele estava com a namorada ( esposa ) e tinha me contado que iria casar. Estava um pouco chateado porque estava gastando muito com os preparativos do casamento e nesta brincadeira já estava na casa de uns 30k. Ele pegou esta responsa pra ele, porque antes de namorar, a noiva dele já tinha comprado um apartamento na planta e já havia mais de 1 ano que ela estava pagando um  financiamento. Até aí, tudo bem. Mas depois ele me falou que tinha sido demitido do emprego e o dinheiro da rescisão foi todo pro casamento!! Atualmente ele já está empregado, mas pra recuperar o que ele tinha antes, não sei se irá conseguir num curto ou médio prazo, porque com a vida a dois, mais despesas viram pela frente, com a reforma do novo apê, condomínio, carro, alimentação, estudos e talvez filhos num futuro próximo. Na minha opinião talvez ele esteja pegando uma responsabilidade muito grande pela frente sem preparação. Tanto ele quanto ela estão saindo do conforto da casa dos pais com 30 anos e ainda, ele é filho único, muito paparicado pelos pais. Tenho a pretensão de casar, mas antes disso, e já deixei bem claro para ela é que primeiro virá um imóvel bem simples e que eu possa dar 80% de entrada, para quanto antes eu quitá-lo, tentar deixar nossas despesas igual ou menor do que temos hoje e depois fazer o imóvel se tornar um ativo, pois o quanto antes pretendo comprar um terreno e construir minha casa. Enquanto ao casamento, pretendo casar sim, mas será dentro das nossas possibilidades. Já estamos amadurecendo a ideia enquanto isto. Talvez 10k? 30k? 100k? isto eu ainda não posso prever mas sei que não quero financiar uma festa que me arrombe financeiramente para uma única noite e no dia seguinte meus convidados cagarem coxinha e bolo. Com este dinheiro prefiro fazer uma viajem internacional que será muito melhor culturalmente pra mim e pra ela. Isto é o que penso e em todos os casamento que eu fui, sempre escutei algumas críticas do tipo: a comida está fria, a cerveja está quente, não gostei da música, não gostei do ambiente, a cerimônia demorou e etc. ( me arrombando financeiramente para ser criticado. WTF?!)

Bom, isto é o que eu penso e cada um tem a sua opinião e faz o que bem entender com o dinheiro. Qual a sua opinião sobre isto? será que eu estou pegando pesado?










8 comentários:

  1. Olá II, obrigada pela visita ao meu blog. Eu também penso diferente das pessoas ao meu redor, não necessariamente amigos pois apenas um deles casou até agora rs. Eu não tenho nenhum sonho de infância com casamento, vestidos e festas, acredito que ir ao cartório e depois ter um almoço ou jantar com meus familiares e amigos mais próximos (os verdadeiros e que você conta nos dedos) é mais do que suficiente, porém isso é coisa pra eu pensar lá pra 2025 (embora a família já venha jogando piadinha). É muito melhor investir a grana em um apartamento, evitando financiar por longos anos ou numa viagem em que de fato o casal vai curtir, já que na festa quem menos aproveita são os noivos. Enfim, são coisas que para alguns são importantes mas pra mim não passa de desperdício, entretanto, quem sou eu para julgar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Viviane, penso em gastar o mínimo também. O casamento mudará a minha vida, não a do pessoal que vai, penetras e companhia

      Excluir
  2. Obrigado pelo seu comentário Viviane!
    Respeito as pessoas que tem aquele sonho de casamento como nos filmes, mas na minha opinião tudo se perde pelo fato dos outros se aproveitarem desta situação. Lembro dele se queixando bastante enquanto ao enfeite da igreja. Ex: dizendo de uma flor amarela para uma batizado é x de valor, a mesma flor amarela é 2x para o casamento rs Tenho 2 pessoas próximas a mim que casaram e ficaram um pouco arrependidas por pagarem um serviço caro de buffet e na hora deixar a desejar. O pior é que não tem volta, não tem no dia seguinte. Como o intuito neste blog é investimento, então na minha opinião torrar o que você conquistou por alguns anos numa única noite, eu não conseguiria fazer isto!

    ResponderExcluir
  3. Foi exatamente o que eu fiz: juntei as trouxas, sem festa nem cerimônia. Com o dinheiro que gastaria com isso vou fazer uma baita viagem mês que vem para os EUA.

    Ta adicionado!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo MIN, o problema é convencer a futura patroa né!rsrs
      Em questão de cultura e conhecimento é a melhor coisa!
      Vlw!
      Abs

      Excluir
  4. Essa ideia de dar uma festa exorbitante é no minimo irracional, sou totalmente contra, sou a favor de fazer uma festa bonita para para poucas pessoas, só os mais chegados 30 ou 40 pessoas e mesmo assim o valor é alto. A minha namorada fala que tem que ser bem grande e o anel tem que ser grosso de ouro e tals, kkkkk se for comigo vai ser pequeno e o anel vai ser quase transparente.

    Aquele abraço e siga com essa metodologia que é tiro e queda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk mulheres Matuto, mulheres...
      Minha namorada tinha este mesmo pensamento da sua e pior, uma amiga dela tinha acabado de se casar e ela achou o casamento lindo. Lógico que ela queria um igual. Então eu falei para ela dar uma sondada de qual foi o valor gasto. ACREDITE, 40k para uma festa de casamento no interior. E a lua de mel? Não teve. Conversei com ela e perguntei: Se tivéssemos 40k para o casamento, vc não acharia melhor gastar bem uns 15k (de festa e igreja) e de resto fazer uma bela viajem para o exterior de lua de mel?
      Demorou um pouco para ela digerir esta ideia, mas hoje ela me diz que não gasta 40k num casamento de jeito nenhum!kk

      abs

      Excluir
  5. "Mas depois ele me falou que tinha sido demitido do emprego e o dinheiro da rescisão foi todo pro casamento"- No Mínimo seu amigo é um Analfabeto em Finanças.

    Eu tb acho uma idiotice um cara da classe méda gastar horrores num casamento. Pensar no futuro é muito mais prazeroso.

    ResponderExcluir