quinta-feira, 3 de abril de 2014

Desfazendo dos passivos





Não foi muito difícil eu me desfazer dos passivos. Nunca fui apegado as minhas coisas (tirando minha coleção dos Senhor dos Anéis e O Hobbit rs) não tinha muitos, mas tinha coisas desnecessárias. Talvez o que mais pegou, foi ter vendido meu carro e voltar pro buzão e metrô lotado. Mas hoje pra mim carro não me traz nenhuma necessidade. Onde eu moro é uma ótima localização, coisa de 5 minutos para ir ao supermercado, atacado, açougue, feira, terminal/metrô e academia.

Meus passivos eram:
Carro - seguro alto pela idade (potência do carro e muito visado), gasolina, inspeção para viajar, IPVA e algum imprevisto ( do tipo bater ou levar uma batida). 

Cartão de Crédito - Não sou muito consumista, mas esperei liquidar algumas coisas e nunca mais parcelar!! Comigo é a vista, se quero algo e não tenho para agora, espero, junto uma grana e compro a vista e com desconto.

Internet e TV a cabo - Eu acho um absurdo os valores cobrados e o retorno que o consumidor recebe. Se você procurar pelos preços em países mais civilizados, ficará triste de tantos concorrentes e uma internet infinitamente veloz e muito mais barata que a nossa! Como eu acompanho The Walking Dead, Breaking Bad e entre outras séries, baixo o episódio no meu trabalho e depois assisto em casa, baixo filmes também e no final de semana odeio ficar na frente do computador, então pra mim, estes dois serviços é instintos na minha casa. Caso a minha namorada queira, ela arca com esta despesa.

Academia -  é complicado! Pra quem faz e gosta não consegue ficar 2 meses sem praticar, fiquei uns 3 meses mas aí não aguentei e tive que voltar, não aperta o meu orçamento, mas só de pensar que o dinheiro que vai mensalmente se eu juntar durante 1 ano, daria pra comprar um bom TD ou comprar Fiis, mas não fico tão bitolado com isto, porque pra mim é questão de saúde. Como não tenho vícios de fumar e bebo socialmente ( 2 ou 3 vezes por mês), do que adianta ficar poupando que nem um louco e quando chegar nos 40 morrer de infarto?!

 Aluguel - Hoje é impossível  eu me desfazer disto, mas mesmo se eu tivesse um apartamento quitado teria que pagar mensalmente o condomínio, então por isto que prefiro casa. Mas ainda chego lá, com meu imóvel próprio. 

OFF
Apartamento - Quase entrei nesta roubada. Não consigo pensar como as pessoas podem fazer uma dívida tão alta e por muitos anos! pagar 300k por 45m2? NÃO, OBRIGADO! Já pensou? Financiar algo por 20 ou 30 anos, por um cubículo, sabendo que no final desta dívida o valor duplica ou triplica?! Fora que você está comprando no estado civil solteiro (ou irá casar), ainda não tem filhos e não tem muitas despesas, mas aí quando vier filhos, bau bau IF! Vai continuar na corrida dos ratos e ficará lá pra sempre!

8 comentários:

  1. Penso muito nessa questão de imóvel próprio. Qual o seu objetivo em relação a isso? Só comprar depois de atingir a IF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIN!
      Meu objetivo para ter um imóvel próprio é para 2016. Por isto estou na renda fixa, acumulando ao máximo, assim que eu atingir este objetivo meu foco fica na renda variável. Meu objetivo é comprar um apartamento (simples, se possível só com porteiro rs) e dá 60 ou 70% de entrada para em 3 anos no máximo tê-lo quitado. Como meu objetivo pra aposentadoria é para daqui 15 anos aproximadamente, tenho planos em morar em Juiz de Fora. Até lá pretendo ter um terreno grande para moradia e apartamento ou casa para aluguel.
      Antes de atingir a IF quero ter ativos. Assim, quero entrar num ciclo de ativos que pague a si próprio!

      Abs

      Excluir
    2. Por isso que gosto do Interior, aqui em Dois vizinhos Parana, a cidade tem 40 mil habitantes, o aluguel de uma casa boa e no centro custa 400 reais, se for comprar elas estão saindo perto dos 100 mil. Um ótimo lugar para atingir a IF. Lazer tem nas cidades vizinhas, lagos, cachoeiras e parques aquáticos isso tudo em um perímetro de no máximo 40 KM.

      aquele abraço

      Excluir
    3. Eu gosto muito de interior. É lá onde quero ter uma aposentadoria tranquila.

      abs

      Excluir
  2. concordei com tudo, menos com o cartão de credito, rs

    ResponderExcluir
  3. Eu estou me desfazendo do meu apartamento, que foi a burrada mais cara que tive nessa vida. Cartões, cheguei a ter 5 e hoje só tenho 1. Academia e carro são gastos que não tenho(malho em casa, com aulas baixadas da internet)

    ResponderExcluir
  4. Realmente precisa ter muita cautela com essa coisa do imóvel próprio - isso acabou se tornando cultural no Brasil, onde devido a um ciclo muito longo de alta nos imóveis, o pessoal pensa que imóvel é um ativo que não pode desvalorizar.

    Provavelmente, imóvel será a coisa mais cara que você comprará na sua vida. Então, se sabemos que temos que tomar cuidados nas pequenas compras do dia a dia, o que dizer da maior compra da vida ? Temos que ter muito mais cuidado e atenção.

    Eu dei muita sorte comprando um imóvel em um bairro que ainda estava "desvalorizado" - depois que o boom imobiliário chegou por aqui, os preços dos aptos multiplacaram por 3 ou 4. Você acredita ?

    ResponderExcluir