quinta-feira, 10 de abril de 2014

Meu objetivo no Tesouro Direto




Adoro Tesouro Direto! Realmente quando descobri este tipo de investimento eu pensei: Caramba! estou perdendo meu tempo com a previdência privada! Antigamente, quando eu tinha uns 15 ou 16 anos quando consegui meu primeiro emprego meu pai disse pra mim: Abra uma conta na Caixa e faça uma poupança! Lá foi eu e ele enfrentar uma fila enorme e abrir minha conta corrente e conta poupança. Nem sabia o que era Poupança, como eu ganhava uma merreca, acho que uns R$500 eu colocava uns 100 reais por mês nela sem saber o motivo. Como não tinha informação nenhuma e meu pai não me perguntava nada para saber das minhas finanças eu acabei esquecendo a poupança e deixava tudo na conta corrente mesmo.
Hoje eu penso, como faz falta um pai ou um adulto próximo a você para dar algumas dicas valiosas de investimentos numa hora primordial da sua vida! SEU PRIMEIRO EMPREGO! Infelizmente não tive isto, mas meus futuros filhos terão.
Após alguns anos, trabalhando como estagiário apareceu um pessoal do banco HSBC no trabalho para abrir conta dos novos funcionários e iludir os estagiários para abrir uma previdência privada. Me lembro como se fosse hoje. Fomos para uma sala e lá, além de eu, estavam mais 3 estagiários e 2 funcionárias gostosas do banco (além da empolgação do dinheiro que iria ter no futuro, eu não tirava os olhos do GRANDE decote de uma delas! ) falando que a gente iria ficar rico na nossa aposentadoria aplicando somente R$50 por mês na previdência durante 50 anos! Como eu era inocente naquela época!




Mas entrei nesta e fui o único que mantive os aportes mensais durante uns 7 anos,( os outros não aguentaram por muito tempo, porque era depósito automático e aí já viu né? 2 meses é fácil mas a partir daí, como vou sair de balada com meus amigos sendo que R$100 está saindo da minha conta e só para daqui 50 anos que vou ter algo de volta? é muito tempo, vou cancelar!) aportes de R$100 que durante os anos foi aumentando automaticamente até chegar uns R$170.
No 7º e último ano que fiquei nesta "escravidão" do banco. Lendo um pouco sobre o Tesouro Direto e escutando quase que diariamente o economista Samy Dana dizendo que adora este tipo de investimento no canal Globo News não pensei 2 vezes, retirei tudo que eu tinha na previdência (descobri que 20% que estava sendo pago eram de taxas! taxas!! taxas!!! do meu suado dinheirinho) e juntei mais uns trocados e apliquei 10k em NTNB-Principal 2035, na época estava me dando 6,7% mais o IPCA na casa dos 5,9%. Possuo outro TD também, o NTNB-Principal 2024. Este ano eu abri uma poupança para o seguinte propósito, todo o mês é aplicado R$80, ao final do ano com o montante da poupança aplicarei em NTNB-P24 e farei isto todos os anos  para 2024, 2035 e assim que alguma letra ou vencimento me interessar.
Logo falarei dos meus objetivos em Ações.



3 comentários:

  1. Estou aplicando regularmente na NTNB 2035 sempre que ela chega em 7%, devagar e sempre.

    ResponderExcluir
  2. Fala mestre dos mestres! rs
    É uma ótima oportunidade que temos para aplicar uma quantia insignificante que for (ou grande), mas sabendo que daqui 21 anos terá um retorno fantástico para a nossa aposentadoria! Quem sabe antes disso já nos tornando IF e pegando esta grana pra curtir mais ainda nossa vida!

    Grande abs!

    ResponderExcluir
  3. Educação Financeira deveria ser disciplina obrigatória no ensino fundamental, escolas técnicas e nas universidades brasileiras.

    ResponderExcluir