quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fii - Rendimento mensal - Maio/16



Olá.
Mais um mês recebendo rendimento dos Fiis.
Agora entrarei em uma fase de mudanças no modo de investir.
Em relação aos Fiis, irei aportar a cada 2 meses com os rendimentos dos mesmos.






Neste mês de Maio tive um rendimento de 0,86%.

Como eu disse anteriormente meu modo de investir será diferente por conta da quitação do meu imóvel. No post
anterior havia dito sobre meu plano e surgiu comentários interessantes dos nossos amigos Viver de Construção e Malba Tahan.

Depois de simular algumas estratégias e conversar com minha esposa decidimos concentrar nossas forças exclusivamente para isto até o final de 2017.

Temos uma dívida de 160k e ela será quitada da seguinte forma.
Para meados de fevereiro será 80k para amortização e até o final de 2017 será mais 40k para termos um saldo devedor de 40k. Em nossa estratégia, ter um saldo de 40k é mais leve, renegociando esta dívida, nossa despesa referente ao imóvel cairá bastante, dando espaço para nos recompor financeiramente e em questão de novas oportunidades liquidando nossa dívida imobiliária em definitivo.

Para vocês entenderem melhor, se tudo der certo em questão de 4, 5 anos já teremos o nosso imóvel quitado.

O primeiro passo para isto foi dado nesta quarta-feira. Vendendo minhas NTNB24, a taxa de venda despencou para 5,93% e resgatei aproximadamente 31k.

Minha última compra nesta NTNB24 foi no dia 15/06/2015 e tinha 26k. Minha média foi de 6,32%. Até que não foi nada mal. Caso eu mantivesse este investimento, ele iria me entregar aproximadamente 80k no vencimento em 2024.

Desses 31k eu estava pensando em alocar para uma LC com 113% de CDI com 181 dias. Ou seja, me entregaria aproximadamente 33k no mês de Novembro/16.

Porém, teria que pagar uma taxa de corretagem, dividir este valor em 2x e transferir para meu banco evitando de pagar mais taxa. Além do mais, teria que resgatar mais 40k aplicados de LFT e dividindo este valor para também evitar taxas na hora da transferência.

Então resolvi encurtar esta parte. Dos 31k resgatados esta semana, dividi em 2x e nesta quinta fiz a primeira transferência para minha conta poupança. Para o próximo mês repetirei a mesma transação e assim ficar com os 31k na poupança rendendo até Fevereiro/17 fugindo das taxas. (meu financiamento Imobiliário é feito no mesmo banco em que mantenho minha conta corrente).

Agora meus investimentos entrará em modo automático. Irei investir apenas em LFT até Dezembro/16 aproveitando a alta da SELIC e os Fiis irei aportar a cada 2 meses com os proventos recebidos. 

Sou cliente da Rico.com.vc e para comprar cotas de Fiis é muito caro. R$6,00 para compra de Fiis, arrebenta qualquer um que está ganhando na faixa de R$160,00 por mês. Então me sinto mais confortável aportando R$320,00 a cada 2 meses e não tenho a sensação de estar sendo roubado. 

Para finalizar este post, é pela segunda vez que chego nos 100k e ela é tirada da minha mão! Agora terei de conquistá-la pela terceira vez!rs

No início me senti frustrado por tanto esforço e depois com o decorrer do ano os planos mudam, mas sei que é por uma boa causa. Caso contrário, hoje eu não estaria morando em um lugar que eu adoro por vários motivos. Hoje posso dizer que durmo tranquilo (lógico que há dias de pesadelos, com o momento que o país está passando) Mas tendo a oportunidade de comprar um imóvel bom, bem localizado e a cada dia que passa você gosta mais dele, isto não tem preço. E se tudo der certo, será mais uma etapa de vida realizada.

Porém, muita calma nesta hora. Somente irei amortizar esta dívida no início de 2017 quando nosso país estiver seguindo em caminhos claros para um futuro melhor. Caso contrário, nada feito. Pois prefiro ter uma boa reserva de segurança do que uma dívida e sem dinheiro.

Ótimo mês de Maio para todos!


16 comentários:

  1. Quitar um imóvel em 4 ou 5 anos é sim um bom negócio! Ainda mais neste cenário em que vivemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus!
      Realmente, vejo isto como uma ótima oportunidade. Se estamos em crise e eu tenho condições de quitar um imóvel, tenho que aproveitar este momento.

      Renegociar a taxa de juros com o banco (já que serei um bom pagador para ele) isto nos trará possibilidades de maior aporte mensalmente e cortará drasticamente nossa despesa.

      abs!

      Excluir
  2. Ola.
    Acompanho seu blog, parabens pelas postagens.
    Nao entendi, voce ira aportar em LFT oara aproveitar a alta da Selic? Mas a tendencia nao eh justamente a queda da mesma, favorecendo os FIIs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro. Talvez eu não tenha me expressado bem.
      No caso da LFT eu estou aproveitando esta alta na expectativa de baixa para o final do ano e eu resgatar o valor total.
      Hoje a SELIC está em 14,25% na perspectiva de 14% ou até menos para meados de Dez/Jan.

      Abs!

      Excluir
  3. Olá II!

    Excelente escolha, não adianta ganhar de um lado, e estar pagando juros dos outro, esta decisão foi acertadíssima.

    Eu tinha algo em torno de 45K financiados, a prestação era baixa, não mais que R$ 450,00 mês, era uma prestação “tranquila”, mas, fiquei feliz em finalizá-la, e hoje vivo mais tranquilo financeiramente, após retirar esta prestação e aquela do lote financiado que eu tinha, que desisti de construir, afinal, não adianta ficar construindo se as casas não vendem (continuo com as minhas duas unidades paradas).

    Sem dívidas, você verá o poder de um maior aporte ... Eu indo a passos de tartaruga já consigo ver esta força dos juros compostos, mas é necessário paciência, e saber aguentar os momentos de alta e de baixa principalmente.

    Agora, quando eu falo dívida, considere esta uma “dívida boa”, afinal, é um imóvel, e ao longo do tempo eles SEMPRE se valorizam, por mais que haja os “guerreiros da bolha imobiliária” pregando o contrário.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viver de Construção!
      Sempre é bom trocar idéias com pessoas sensatas e inteligentes. Você me fez pensar fora da caixa e tomar uma decisão importante mas que no médio e longo prazo pode me trazer muito mais tranquilidade financeiramente.

      Neste caso estou pensando em recuar para depois evoluir e sem nenhuma obstrução pela frente. Ter uma dívida imobiliária pesa do orçamento familiar e se hoje eu tenho condições de praticamente quitar meu imóvel, porque não?

      Realmente não é fácil chegar novamente nos 100k para depois retroceder. Mas como eu e minha esposa temos objetivo de morar no interior e vender ou alugar este imóvel para daqui 8, 10 anos vejo de uma forma que o 1 milhão não será tão distante assim.

      Minha estratégia é chegar nos 400k durante estes anos + a valorização do meu imóvel que por baixo chegará nos 400k tb.

      Só o tempo dirá! Mas hj, não tenho arrependimento nenhum em ter comprado o imóvel!!

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Investidor,

    Acho que teu pensamento é certo ... ontem mesmo na hora do almoço estava passando uma série sobre "investimento imobiliario" no jornal ... ai você tem a celebre frase ... comprar um imóvel é um segurança ....

    É gênio ... desde que o imóvel seja seu né ... comprar um imóvel não é fazer um financiamento de 50 anos e vc estar na parcela 2... o imóvel só é seu quando está quitado ... ao que tudo parece e estão projetando ... os juros estão virando pra baixo ... então tanto os fiis como a renda fixa vai diminuir o "ganho" ... quitar uma boa parte do financiamento ..vai fazer as parcelas diminuirem .. e terá mais folego mês a mês ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo!
      Creio que estou fazendo este movimento na hora certa ou seja, o IPCA está caindo e eu realizei vendas da minha NTNB e migrando para a poupança, já que eu precisarei resgatar no curto prazo. Enquanto isto deixarei estes 30k rendendo até fevereiro. Estou aproveitando a alta da SELIC e irei aportando até meados de Dezembro.

      Ter a oportunidade de quitar um imóvel novo e ter um horizonte de 8 anos pela frente (pretendemos morar no interior) mantendo bons aportes mensal dá para ter uma tranquilidade e recuperar financeiramente.

      Abs!

      Excluir
  5. Fala TI, não vi exatamente todos os comentários sobre essa sua operação mas posso falar o que estou estufando. Tenho uma dívida de 90k do meu Ap com juros anual de 7,7%, este imóvel está alugado por 900 líquidos. Tenho NTNB a 7,82 por exemplo além de alguns FII que se valorizaram no preço do papel e me pagam de 0,8 a 1,2% ao mês. Neste cenário, ainda estou achando vantajoso não vender algumas posições para quitar o Ap. Se eu gastar 90k quitando ele eu deixo de receber algo entre 800 a 1200 reais mensais O valor do aluguel paga praticamente a prestação. Resumindo, se vendo parte das aplicações e quito, aporto os 900 do Aliguel, já se mantendo assim, recebo próximo de 1200 por mês com os rendimentos do valor para quitar e o valor do aluguel paga a prestação. Considerando um ganho líquido na diferença entre o que esses 90k tem rendido em relação ao valor da prestação e considerando um longo prazo, tipo 15 anos, acho que tá valendo manter a prestação.

    Bem confuso né kkkkk
    Depois vou fazer post detalhando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está bem, se está tirando melhor rendimento, não tem pq vender. Tem que ter cuidado cuidado futuramente com o imposto de renda.

      No meu caso prefiro quitar todos meus débito para depois pensar e outros cenários. a sensação de não pagar prestação é indescritível. Estou muito descapitalizado, todavia o valor que entra do aluguel é todo meu e não tem ninguém cheretando.

      Excluir
    2. Eu concordo com o VA.
      Aproveite ao máximo este rendimento que você está tirando. Logo você estará em um bom patamar e quando pensar em quitar esta dívida, seu patrimônio não sentirá tanto. E vida que segue.

      Ficar pagando juros é muito ruim. Hj minha prestação do imóvel é de R$1.800,00. Em 2017 eu dando 80k pode cair para menos de mil e depois tendo uma dívida de 40k quem sabe posso estar pagando uma prestação de uns R$600,00.
      Tenho que aproveitar o momento, pois não tenho filhos e quanto menos despesa + ganharei lá na frente!

      abs!

      Excluir
    3. BPM,

      Neste caso, por mais que o aluguel pague a prestacao, voce esta pagando juros.

      Eu tinha o mesmo cenario, mas optei por ficar livre da prestacao, pois assim o aporte e maior e a preocupacao diaria tambem diminuiu.

      Abraco

      Excluir
  6. Agora sim, RV. Muito bom....Mas vc não pretende adicionar mais alguns FII´s?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Galatola!
      Por enquanto estou equilibrando a porcentagem dos meus fiz. Assim que fizer parto para outros. Quero ter em carteira no máximo 10 fiis para que eu possa administra-los melhor.

      abs!

      Excluir
  7. Você está na necessidade de um empréstimo rápido e legítimo para aumentar o seu capital ou investir em seu projeto? Se sim, por favor, entre em contato (tombradinvestment@gmail.com) hoje para mais informações; E-mail: tombradinvestment@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Hi friends am so happy today because i can now pay my bills and also do business and help my family too, i just got my loan and it was so quick and fast. you can get yours too if you need loan email him via: willianloanfirm6@gmail.com

    ResponderExcluir