domingo, 1 de maio de 2016

Fechamento Mês de Abril 2016


Flagrei meu amigo dando uma esticada na praia depois de muito trabalho na capital!


Olá. Vamos para mais 1 mês de fechamento.












Neste mês de Abril houve uma mudança na minha carteira. Vendi ODPV3 (descrição aqui) E entrou BOVA11 no valor de R$48,60. Minha estratégia para este mês será realizar mais compras em BOVA11 caso ele volte na casa dos R$4xx,xx

Rendimentos em ações: -0,05%













Rendimentos em Fiis: 3,63%Aluguéis recebidos: R$155,59
De agora em diante pretendo manter aportes em Fiis na casa dos 1k.














Rendimentos no TD:
NTNB24: 3,04%
NTNB JS 35: 2,68% 
LFT21: 0,96%

Seguinte. Para algumas pessoas que acompanham este blog no ano de 2015 fiz a compra de um imóvel. Para eu liquidar o financiamento e quitar o mais rápido possível, minha dívida é de 100k. Para isto minha estratégia é amortizar esta dívida em 20k por ano. Portanto, tenho em mente quitar o imóvel até 2020.

Venho fazendo maiores aportes em TD, especificamente em LFT21 por este motivo. 
Este mês de abril completei a primeira parte (20k em LFT) e até o final do ano chegarei próximo dos 40k em LFT21.

No final deste ano já irei amortizar a dívida pagando 20k, e para o ano de 2017 será mais 20k e assim por diante até 2020.

Com isto os valores das parcelas do apartamento irá caindo e por consequência os aportes iram aumentando.

Eu e minha esposa temos planos de morar no interior (cidade natal dela) em meados de 2024, 2025, portando não deixa de ser um bom investimento alugando ou vendendo nosso apartamento. Então, desde 2014 já temos este plano e que assim continue!




Rendimento geral da minha carteira comparada com o mercado.
Mês de Abril não foi tão bom quanto o mês anterior em termos de rentabilidade mensal.

Meus rendimentos:
Mensal 0,93% / Anual 7,43% / Histórico 7,43%













Minha evolução patrimonial
Rendimento de:7,30%

Ótimo mês de Maio para todos!



15 comentários:

  1. Olá !! Qual a estratégia em aplicar em BOVA11 e não em empresas diretamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Beto! Minha estratégia com BOVA11 é 100% especulação. Faço PM dela e aguardo uma valorização de 20%. Uma coisa importante. Só farei este movimento com 10% de dinheiro novo + dinheiro já aplicado em BOVA11, para eu não ficar girando dinheiro e perdendo meu patrimônio.

      abs!

      Excluir
    2. TI,

      É o problema de comprar bova é que tem muita bomba no etf ....

      Excluir
    3. Fala Rodolfo. Sim o BOVA tem algumas bombas, mas são bombas que sobem de acordo com o humor do mercado. Ex. Petro, construtoras, derivativos...
      Na minha opinião, quando o mercado está de bom humor, todas as bombas sobem, até o OGX!rsr e vide contrário tb!

      abs!

      Excluir
  2. Ola II,

    Nao sei se seria tao vantajoso comprar ETF agora, pois subiu muito a bolsa, e principalmente pela tributacao de 20% sobre o lucro.

    Continua ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi bem, no momento voce tem praticamente 75K e dece 100K no apartamento, certo?

      A compra de um imovel e sim um excelente negocio, mas eu no seu lugar nao investiria em acoes e nem mesmo em FIIs, eu manteria este valor em Tesouro Selic ou mesmo na Poupanca, e daria foco em fechar o financiamento, pois voce esta muito perto, sao 'apenas' 25K.

      Por mais que voce tenha um rendimento excelente em acoes, voce estara pagando juros do financiamento, entao quando concluir o financiamento voce tera um aporte bem forte, sem a prestacao, e juntara mais rapido.

      E apenas uma sugestao amigo II, pode ser interessante.

      De qualquer forma, seu patrimonio esta subindo, e isto no final das contas e o que conta.

      Grande abraco

      Excluir
    2. Fala VC! Concordo com você e já pensei nesta idéia várias vezes!rs
      Por hora, não faço isto pelo situação que nosso país esta passando e caso aconteça um desastre de desemprego para mim e minha esposa, este patrimônio de aproximadamente 75k serve como uma segurança para segurar a barra.

      Vamos supor que no final do ano eu quito o meu imóvel com estes 100k, porém o país continua uma merda e não temos perspectiva de melhoras no curto prazo. Aí meu amigo, estarei ferrado. Está acompanhando meu raciocínio? Durmo "tranquilo" sabendo que tenho 75k na conta, do que ter um imóvel quitado e com a conta zerada. Mas cada um com seu pensamento.

      Agora, as coisas podem mudar em 2017, quando meu saldo devedor tiver na casa dos 80k, posso virar o jogo, quitar o imóvel e trilhar um caminho "livre" para um aporte fenomenal com os 70% poupados do meu salário (que faço mensalmente) + 50% da minha esposa (que na melhor parte, temos o mesmo pensamento)

      O que acha do meu pensamento? Estou aberto para sugestões tb!

      Grande Abraço!

      Excluir
    3. II,

      Entendi o seu ponto de vista, faz sentido sim ter esta garantia.

      Eu sou mais tranquilo nos investimentos, pois sei que se tudo de ruim ocorrer, eu ainda tenho meu pai p/ me socorrer, seja com algum valor emergencial, ou mesmo lugar para morar, comer, etc., um dos motivos que me fazem ser extremamente grato a ele, pela ajuda que me deu e que continua provendo quando eu preciso.

      Sobre o seu pensamento, se você e sua esposa tiverem um suspiro, um colchão talvez de 6 prestações do apartamento + 6 contas fixas mensais, você ganha 6 meses de sobrevida, em caso de desemprego seu e da sua esposa (o que é mais difícil de ocorrer, a probabilidade de vocês dois saírem ao mesmo tempo).

      Se você for receber algo se for demitido, deve levar este valor em conta, ou seja, se numa demissão você receber, por exemplo, R$ 30.000,00, é este o valor que você terá até arrumar novo emprego, lembrando do seguro que será 3 meses né?

      Agora uma outra opção: Se você tiver um carro, você poderia ter apenas 1 prestação do apartamento + 1 das contas fixas, pois, no pior do pior dos casos, você entregaria o veículo na agência, se não conseguisse vender em 1 mês com preço mais barato.

      Por mais que você fique descapitalizado, quando quitar seu imóvel e ficar sem a prestação você sentirá um grande alívio, e poderá poupar mais mensalmente.

      Não existe estratégia certa ou errada neste caso, mas se eu tivesse no seu lugar, pelo que entendi da história, eu arriscaria quitar o apartamento, por dois motivos também consideráveis: Ações subiram pra caramba. FIIs dispararam.

      Se você resgatar todo o valor que em tem renda variável e aplicar em renda fixa, também será bom, o que mais me preocupa neste caso é: Você tem 75K. Se o mercado despencar, você pode cair para 50K, e esta diferença pode fazer falta p/ quitar o financiamento.

      É algo a se pensar.

      Abraço

      Excluir
    4. Fala VC! Muito obrigado por expor seu pensamento e perder um pouco de tempo com assuntos secundários rs Mas isso enriquece um pouco o ser humano e faz pensar fora da caixa. Muito bom este exercício que estamos tendo.

      Então, eu já planejei umas 10 estratégias kkk e no final de cada uma dela é certo, termina em meados de 2019 ou 2020.

      Você falou da RV de eu resgatar o quanto antes. Neste processo eu não irei mexer em Fiis e nem em Ações.

      Só irei resgatar "possivelmente" minha NTNB24 (para acelerar o processo) que está na casa dos 30k e minhas LFT21 que venho aplicando para este propósito que está com 20k.

      De qualquer forma quero manter uma reserva nem que seja em ações e fiis caso aconteça alguma emergência.

      E para finalizar, por hora irei apenas acumular a grana até o final do ano.
      O momento em que passamos não posso tirar nenhuma conclusão precipitada. E se as coisas encaminharem com clareza em 2017, coloco em prática este plano.

      Irei fazer um post sobre isto, expondo minhas estratégias.

      abs!

      Excluir
  3. O custo de oportunidade atualmente é maior que a valorização do seu imóvel provavelmente.

    Nesse sentido, ter comprado o imóvel no atual momento, financeiramente falando, pode ter sido um erro.

    O aluguel hoje gira por volta de de 0,4% a 0,6% do imóvel em cidades do interior. Como está o mercado imobiliário desta cidade?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anônimo.
      Eu venho acompanhando o mercado imobiliário desde os meados de 2013, e eu achava que era um mendigo, porque algumas pessoas conhecidas estavam comprando na planta ex: dando 10k de entrada e ficando com um saldo devedor de 300k. ( e comprando em qualquer buraco hen! )
      Pois naquela época, qualquer entrada para um imóvel na planta estava aprovado.

      Um fato curioso. Neste mesmo imóvel que eu moro em 2013 fiz uma visita no stand decorado e praticamente fui barrado na porta! Ou seja, um moleque de bermuda e chinelo vindo no stand decorado deste empreendimento? Ele não tem dinheiro nem pra comprar esta cafeteira!kkkk

      E realmente, na época eu tinha carro de 30k e queria gastar mais 10k para colocar rodas esportivas (como o mundo dá voltas)

      Resumindo. Em 2013 este imóvel era tops dos tops (e continua sendo) aqui no bairro, e em 2015 perguntei para o porteiro qual o valor do imóvel. Quando ele me respondeu, quase não acreditei. Fiz as contas com minha esposa e caberia muito bem no nosso orçamento, sem nos enforcar e principalmente, eu continuar investindo para o longo prazo e planejar a quitação no curto prazo.

      Então, digo que este imóvel foi uma excelente oportunidade. Peguei uma unidade alta (nono andar), eu atravesso a avenida e estou no ponto de ônibus, a 15 minutos a pé estou no shopping, supermercado e mini mercado, sacolão, sesc e mais 5 minutos no terminal de ônibus e metrô. Que em uma tacada só, estou nos principais pontos de São Paulo. Ex: Aeroporto, Brooklin, Paulista, Vila Madá e Rodoviária Tietê.

      Poderia hoje estar melhor financeiramente, ficando no aluguel e aportando forte, porém, morar de aluguel não é o seu canto para estar 10, 15 anos nele. Uma dor de cabeça e $$ na hora de desfazer o contrato e mudar de lugar ou vizinhança chata, ou dono desleixado etc, etc. Eu morei de aluguel durante 1 ano e meio.

      Sem dúvida nenhuma, este imóvel que eu comprei será um belo patrimônio assim que quitado e será 40% da minha fuga para o interior.

      Eu sou de São Paulo - Capital - Zona Sul. O mercado imobiliário não está bom para qualquer canto do nosso país. Onde estou localizado o valor de um apartamento novo (2, 3 anos) gira em torno de 270k a 370k.

      Abs!

      Excluir
  4. Eu to querendo entrar no ODPV3, mas tá meio carinha ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UÓ!
      Eu que venho acompanhando ODPV3 desde meados de 2012, sim, hoje está cara. Mas já começou a fazer o movimento de baixa e na minha opinião chegando na casa dos R$9,xx já é uma oportunidade de compra. E ter paciência como eu tive para vender na casa dos R$12,xx rs

      abs

      Excluir
  5. Concordo com o seu pensamento de continuar investindo e ter liquidez em caixa, como segurança. Vender imóvel hoje está dificílimo, até pelas taxas de financiamento que passam dos 11% (a maioria compra financiado). Você está tranquilo se você comprou a alguns anos com uma taxa boa, está pagando e conseguindo investir. Ruim é comprar imóvel hoje, a não ser à vista e com MEGA desconto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Irei acompanhar você.

      Minha pretensão para vender ou alugar meu imóvel será em meados de 2024, 2025. É a época em que planejo morar no interior.

      Quando eu comprei o imóvel, fiz o financiamento pelo Itaú, e conseguimos juros de 8,7% a.a Hoje já passa dos 10% a.a

      Digo que hoje estamos passando por um bom momento para comprar imóvel, mas somente com 50% ou mais para o valor de entrada. Caso contrário, o risco é grande levando em consideração o momento do nosso país.

      Enquanto a quitação do imóvel, eu posso traçar 3 estratégias com o prazo de até 2020 ou até mesmo antes. Mas isto vai muito de acordo com a economia do nosso país e principalmente a estabilidade minha e de minha esposa com o trabalho.

      Isto merece um post e em breve farei!

      abs!

      Excluir