sábado, 19 de dezembro de 2015

Fii - Rendimento mensal - Dezembro/15



Olá!
Que mês turbulento que estamos passando. Não vejo ninguém imune a esta loucura que vem acontecendo em Brasília. Será que quando a Dona Dilma disse que tem cerca de 100 mil reais em dinheiro guardados em casa para uma "emergência" ela estava certa? Bom, para quem tem formação em Ciências Econômicas, talvez ela tenha faltado em algumas aulas pra fazer estas CAGADAS que vem fazendo durante os anos de 2014, 2015 e 2016. Sim, 2016 nem chegou, mas dá para enxergar claramente que o nosso país continuará do mesmo jeito.

Deixando o mimimi de lado, os rendimentos dos meus fiis recuaram este mês por conta de atraso de pagamento de um inquilino da TRXL11, que será reposto no mês de Janeiro.
Depois desta bomba anunciada nesta semana sobre a tributação em LCI, LCA, Fiis e outras modalidades, acredito que os rendimentos cairá um pouco no mês de Janeiro por conta da manada que saiu vendendo suas cotas fazendo com que o IFIX despencasse severamente.

Minha estratégia é visando médio prazo (7 a 10 anos) e longo prazo (15 a 30 anos). Estou apenas engatinhando e aprendendo muito com estes movimentos. Querendo ou não, estamos tendo uma aula diária em economia e política e somos pouquíssimas pessoas interessadas nestes assuntos diariamente. O que estamos passando vale por uma vida, e quem nasceu entre os anos 80 e 90, terá muita história para contar para seus filhos e netos.

Neste momento conturbado temos que ter foco, um propósito de vida. Nunca foi fácil (excluindo os nascidos em berço de ouro) e nem será fácil até partirmos para um outro plano. Mas quanto mais difícil, ficaremos mais fortes e com tudo isto daremos valor para cada gesto, o mais pequeno que for. A minha parte eu estou fazendo, dando atenção as pessoas, ajudando de alguma maneira e se Deus quiser ano que vem pretendo fazer uma pequena contribuição a APAE na cidade natal dos meus pais.
Sou apenas um grão de areia nesta imensidão, agora imagino como estes caras (senadores, petroleiros, doleiros) que possuem milhões de dólares não fazem um pingo de ajuda humanitária. Prisão para estes vagabundos é pouco!

Deixando o desabafo de lado, segue meus rendimentos.


Neste mês entrou um fii novo em minha carteira.
JRSE11: JS Real Estate Multigestão. É um Fii de Fii que vem mantendo um crescimento deste 2011 e é administrado pelo banco SAFRA. Ele se encaixa em minha estratégia e agora eu mantenho 5 em minha carteira, com o objetivo de ter 7 e balanceando cada um deles até completar 100 cotas e partir para mais uns 3 ou 4.

Espero que vcs tenham uma ótima semana!




18 comentários:

  1. Devagar o bolo vai aumentando....parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Está no caminho certo. Tenho evitado assistir os noticiários, só negatividade.

    Faça sua parte e não aguarde pelos outros, parabéns.

    Que você e sua família tenham um ótimo 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw VA!
      Temos que alcançarmos nossos objetivos por conta própria.

      Que sua família tenha um ótimo 2016 tb! Muito obrigado.

      Grande abs!

      Excluir
  3. É meu caro ... desse risco não temos como estar imunes .. o risco governo .. mas .. vamos em frente ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguimos o nosso caminho e cada vez mais aprendendo com esta lambança que está acontecendo em nosso país!

      Abs!

      Excluir
  4. Ola TI. Comentei sobre esta irracionalidade e o panico da manada no que tange aos FIIs. Vou analisar seus FIIs, neste mes fui de AGCX11 e SAAG11. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por uma notícia sem decreto oficial, fiquei muito espantado. No caso temos que manter a frieza e aproveitar estas oportunidades. Eu estou comprando Fii pelos valores entre R$60,00 a R$100,00 Acho um valor muito alto da AGCX11 (para meus padrões) e não sei como as agências vão se comportar no futuro, pois estão ficando cada vez mais digital. Vale a pena dar uma pensada nisto a respeito.
      E saber como os bancos estão se comportando em país de 1º muito (EUA e JAPÃO)

      Abs!

      Excluir
  5. Concordo com o colega ai acima! O risco governo é f***!!

    ResponderExcluir
  6. IFIX deu uma repicada louca. Até comprei ações com o dinheiro que tinha reservado pra comprar FIIs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala UÓ!
      Repicada monstro! Mas mesmo que venha a ser taxado os Fiis, não tem muito pra onde correr. Mas que irá fuga de capital para o exterior, certeza que ocorrerá. Isto pra mim é um tiro no pé do governo.

      Abs!

      Excluir
  7. Olá amigo investidor. Comecei a investir e pensar em IF neste ano, e já entendo bem de ações e RF. Meu objetivo agora é entender um pouco mais sobre FIIs. Gostaria de lhe fazer perguntas bem de iniciantes mesmo:
    a) É possível a rentabilidade em FIIs superar a RF?
    b) Você poderia me dizer um site ou livro para iniciantes em FII, como escolher um ativo, quanto tempo mantê-lo, etc?

    Obrigada pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, seja muito bem vinda!

      Sempre tenha em mente a diversificação e o objetivo que você pode alcançar. Se você pensa em alcançar a usa IF, terá que ficar bem claro na sua mente;

      1- Em quantos anos você alcançará este objetivo?
      2 - Quanto por mês você terá que poupar?
      3 - Realizar pequenos objetivos, para presentear a si mesma e continuar esta sua jornada.

      Eu não alcancei ainda minha IF, porém já realizei alguns passos importantes como; poupar 70% do meu salário, me presentear com pequenas coisas a cada objetivo realizado e em 2 anos ter comprado um imóvel.

      Para este ano de 2016 simplificarei o possível, porém buscarei uma alta rentabilidade mensal e anual. Investirei apenas em Fiis e LFT21.

      a) É possível a rentabilidade em FIIs superar a RF?
      Sim. Alguns Fiis remuneram 1% ou mais ao mês. Porém, peço para que você estude sobre este mercado e entender como o nosso país está se enquadrando na economia. IMPORTANTE: NEM TODO O FII QUE REMUNERA 1% AO MÊS É BOM. MUITO MELHOR TER 2 OU 3 FII QUE REMUNERAM 0,7%, 08% DO QUE TER 1 FII QUE REMUNERA MAIS QUE 1%.
      O Brasil perdeu mais um grau de investimentos e muitos estão tirando seu dinheiro do país. Não queira alta rentabilidade no curto e médio prazo. Se você escolher bons Fiis que se encaixam no seu conceito e perfil, tenho certeza que no médio e longo prazo você terá uma alta rentabilidade.

      b) Você poderia me dizer um site ou livro para iniciantes em FII, como escolher um ativo, quanto tempo mantê-lo, etc?
      Eu ainda estou aprendendo muito sobre Fii e a cada dia eu aprendo algo novo. Fico muito atento a Fóruns. Ainda não achei livros sobre Fii.

      Te indico 3.
      tetzner.wordpress.com ( é o site mais completo que conheço) lá você terá muitas informações e aprenderá bastante, mesmo não sendo assinante.
      bastter.com ( basta fazer o cadastro gratuito) e acompanhar os comentários e fatos sobre os fundo imobiliários. Lá você encontrará quanto um fii remunera por mês e como este fii se comportou no passado.

      Vasculhe também sites de investimentos que sempre terá assuntos sobre Fii.

      Bom Renata, isto é apenas minha opinião. Cada um tem a sua maneira de pensar. Sou um simples investidor que tem apenas 3 anos de mercado e ainda estou engatinhando. Mas revelo a você que minha vida mudou bastante quando comecei a gostar de economia e política.

      Espero que você alcance seus objetivos.
      Bons investimentos!!

      Abs!

      Excluir
    2. Olá II, gostaria de agradecer pela atenção que você teve em sua resposta!

      Gostei muito da ideia de presentear ao alcançar certos objetivos, não só na questão financeira, como pessoal. Certamente vou levar isso como um aprendizado.

      Com relação a IF, penso em alcançá-la em 15 anos com um salário na época que equivale a 10 mil reais hoje. Tenho 28 anos ainda, e alcançar independência antes dos 50 parece um sonho que poucas pessoas conseguem. Com este valor mensal, não terei uma vida tão humilde, mas também não será um exagero a ponto de desperdiçar. Quero ter uma velhice tranquila, fazer coisas e viajar para lugares que hoje até teria condições, mas me privo para que possa desfrutar no futuro com mais folga. Penso inclusive em realizar trabalhos voluntários e trabalhar com um ritmo bem mais reduzido, pois ficar sem trabalhar acaba virando um problema.

      Muito obrigada pelas referências em FIIs, vou estudar um pouco mais a fundo sobre o tema, pois acaba sendo interessante diversificar. Como o próprio ditado diz, "nunca carregue todos os ovos numa mesma cesta".

      Obrigada pelas dicas, e desejo ótimos investimentos e um feliz 2016 (que seja ótimo para todos)!

      Excluir
    3. Olá Renata!
      Estamos no caminho certo. Com certeza chegaremos no nosso objetivo!

      Feliz 2016 pra vc e seu família!!

      Excluir
  8. TI, boa estratégia. Pretendo seguir comprando FII até formar 100 de cada papel também. Estou escolhendo os papéis ainda, por enquanto só to com BBPO11.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BPM!
      Para mim esta estratégia é ótima. E outra, só de pensar que todo o mês você está recebendo cada vez mais, é fantástico!
      Neste ano pretendo chegar próximo de R$400,00 recebidos! Vamos manter o foco!

      Feliz 2016!
      abs

      Excluir