terça-feira, 21 de junho de 2016

Tchau VALE! Compras mês de Junho 2016

Neste mês o dinheiro foi destinado para;

 

Neste mês de junho resolvi investir um pouco no meu apartamento. Comprei mesa de jantar, algumas coisas para o banheiro, lavanderia e um pouco de jardinagem para a varanda.


Estávamos precisando de uma mesa de jantar decente e aproveitamos uma promoção. Conseguimos descontos por estar comprando a vista!

Do pouco que sobrou investi em:

NTNF JS 2027
Valor aplicado: R$599,07
Taxa do papel: 12,78% a.a
TOTAL INVESTIDO: R$599,07

Sobre a venda da VALE.

A minha primeira compra foi em meados de 2013. Se não me engano foi minha primeira ação comprada e fiquei muito feliz. Me senti super importante. Anteriormente havia lido um conto fictício no blog do Portinho, sobre um homem que ficou milionário comprando somente ações da Vale durante anos a fio. Talvez vocês já devem ter lido.

Nesta época eu não era tão inocente assim, mas meu modo de pensar era muito simplista, até porque, as informações que chegavam a mim era de um mercado de ações super tranquilo, que no longo prazo é só maravilhas e em grande quedas oportunidades de ouro para você ficar milionário no curto prazo.
Li muito sobre o Barsi tb!

Não que isto possa acontecer, porém, aqui no Brasil, investidor vive no modo hard e com o tempo temos que ficar cada vez mais com coração de pedra. Parando de torcer para uma alta milagrosa e sendo mais frio para uma análise e tomada de decisão.

Para mim, quanto mais simples melhor. Cada semana que passa tento simplificar ao máximo meu modo de investir e sei que terei um retorno desejável no médio e longo prazo, portanto, venho acompanhando a queda da Vale desde 2013 e no dia 16/06/2016 (juro que foi coincidência pura esta data 666 rs) resolvi zerar minhas poucas posições em Vale.

Ações
Venda
VALE5
Valor: R$12,20
Perda: –61%
Esta perda de –61% não me altera em nada financeiramente. É um valor perdido que não me faz diferença alguma. Então, fica como um aprendizado.

O valor obtido pela venda da VALE5 foi destinada para;

NTNB JS 2035
Valor aplicado: R$491,50
Taxa do papel: 6,10% a.a
IPCA: 7,25%

Sem churumelas, vida que segue!
Abs!


10 comentários:

  1. II,

    É isso aí!

    Coloca uma pedra bem grande em cima disso e bola para frente.

    Eu mesmo, por exemplo, já tive prejuízo em BBAS3 e ESTC3, porém, ganhei em CMIG3 e CTIP3...

    Foco no APORTE, que é ele que vai enriquecer-nos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí IL! Bola pra frente e fica como aprendizado quando eu voltar a investir em ações!

      Vlw!

      Grande abs!

      Excluir
  2. II,

    É, isso é verdade .. quando comecei ... também tive esse contato com o mundo simples .. e no começo realmente era simples hahah nos anos de 2005 até meados de 2008 tudo era simples... depois aprendi as duras penas que não era não rs ...

    Mas fica o aprendizado ... é importante estar confortável, satisfeito com a posição que fazemos... pq se vc não confia no que tá fazendo .. realmente a chance de dar errado é gigante ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tudo na vida, no início são só flores, depois vem a realidade. Mas eu coisa que levarei deste aprendizado é: No Brasil atual, nenhuma empresa está imune a nada. Como eu disse no post, investir no Brasil é modo hard, mesmo que seja em RF.

      abs!

      Excluir
  3. Ola II,

    Nada demais: Empresa era boa, ficou ruim, voce fechou posicao e aplicara en algo de maia valor.

    E tocar a vida e aportar sempre, pois nesta guerra sempre havera batalhas perdidas.

    Eu tambem tive prejuizo nos FIIs com XTED mas nao me afetou nem um pouco, pois os proprios rendimentos mensais pagaram meu aprendizado.

    Comprar coisas para casa, de vez en quando, e necessario mesmo, e voce ainda conseguiu aportar, isto e excelente.

    Abraco

    ResponderExcluir
  4. Ola II,

    Nada demais: Empresa era boa, ficou ruim, voce fechou posicao e aplicara en algo de maia valor.

    E tocar a vida e aportar sempre, pois nesta guerra sempre havera batalhas perdidas.

    Eu tambem tive prejuizo nos FIIs com XTED mas nao me afetou nem um pouco, pois os proprios rendimentos mensais pagaram meu aprendizado.

    Comprar coisas para casa, de vez en quando, e necessario mesmo, e voce ainda conseguiu aportar, isto e excelente.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entramos e queremos nos tornar investidor, temos que passar por isto e serve como aprendizado. E nem olho mais para cotação, porque sempre conspira contra a gente!rsrs se vende a R$10 no final da semana a ação dispara e é cotada a R$30 kkkkkkkkk

      Neste mês foquei mais no meu apê, pq era necessário e a partir do mês que vem, segue os investimentos!

      abs!

      Excluir
  5. Não dá pra acertar todas né??

    E como dizem por aí, bola pra frente...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bola pra frente. E neste caso estou mais focado em rendimentos mensais e semestrais!

      abs!

      Excluir
  6. Vale já deu mt dinheiro pra mt gente... mas...

    ResponderExcluir