quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Clube de Investimento


Uma das minhas metas para 2014 era criar um clube de investimento. De inicio pensava em criar o clube apenas eu e 2 primos mas expondo esta minha ideia com mais 2 amigos o clube criou forma e somos 5. Neste mês de agosto corri atrás para abrir conta de corretora, criar email para o clube, expor minhas ideias e o mais importante de tudo, o consentimento de todos.
Então o clube foi criado e já executado!
O aporte não e muito alto, até porque somos jovens e estamos numa fase de amadurecimento com compromissos mais sérios como manter a casa, alguns já casados e com filhos mas com o tempo tudo vai se ajeitando e como eu sugeri, todo final do ano decidimos se haverá aumento de aporte ou não.
No blog não irei dar muitos detalhes do tipo: qual ação, qual o valor etc. Colocarei apenas o fechamento mensal e não contarei como patrimônio, até porque com este clube tenho planos futuros que pode me agradar e muito.

As regras que coloquei para o clube foi o seguinte:
No mínimo 5 anos de aporte.
Somente ação small caps.
Com Stop loss na ação em que o clube está investindo e caso isto acontecer assumir o prejuízo e partir para outra small caps.
Quando atingir 10k na ação vender tudo e aplicar na renda fixa.
Escolher outra small caps e chegar novamente nos 10k e diversificar em outro investimento.
Não é B&H.

Deixei bem claro para o Clube que o risco é alto, por tanto, este dinheiro que aplicamos não é dinheiro que iremos precisar durante o mês.
Óbvio que eu não estou brincando com o dinheiro dos meus amigos e não sou um KamiKaze também, até porque eu estou no meio desta brincadeira também, e se acontecer alguma desgraça, quem terá a culpa maior será eu, porque eu fui até eles e vendi minhas ideias.
Todos concordam que é um investimento de risco e todos toparam em entrar no clube. Este clube é parcialmente fechado, nele as regras são iguais para todos e qualquer um que deixar de aportar no mês por algum motivo, lá na frente será descontado nos lucros.
Para o mês de setembro, talvez ganharemos mais 1 pessoa para o clube.

Tudo é muito bem esclarecido para os participantes, na hora da alegria terá noticias no email do clube mas na hora da tristeza acontecerá a mesma coisa.
Tem outras regras que deixei bem claro para os participantes também.

Particularmente estou muito empolgado com isto. Estar administrando dinheiro que é dos outros nunca passou pela minha cabeça, espero atingir as expectativas de cada um e poder ajudá-los de algum forma. Tenho amigos próximos que me perguntam do nada sobre investimentos, se vale ou não apenas fazer isto ou aquilo, as vezes me sinto um senhor de 60 anos bem sucedido dando conselhos aos netos.
Meu patrimônio comparado com o pessoal da blogosfera é minúsculo e muito de vocês sabem muito mais coisas do que eu. Aprendo muito com todos vocês, todas as semanas. A vida é assim, algo que surge do nada e com o tempo vai se transformando.

Ou vocês acham que Dom Corleone já nasceu poderoso? eheheheh


Grande abraço a todos!


12 comentários:

  1. Pq fazer em clube se vc pode fazer sozinho? O pior é que o resultado no clube tem IR - não tem isenção para menos de 20k.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lusitano!
    Enquanto ao IR não vejo problema nisto. Minha pretensão é diversificar com o clube e quando perde de um lado, ganha-se com o outro.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Tem taxa de administração? É compensador? Por que apenas Small Caps? Não pensou em colocar alguma ação do tipo "defensiva"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá I.B!
      Pelo contrário, o propósito do clube não é ficar na defensiva. Estou montando uma estratégia agressiva porém com suas cautelas!

      Grande Abraço!!

      Excluir
  4. Qual a vantagem do investimento coletivo? Se for unir a galera, não é mais fácil fazer um churrasco? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Sardinha!
      Churrasco eu faço com meus amigos pelo menos 1 vez no mês e regado a muita cachaça!!rs
      Já o clube estou adquirindo uma experiência muito bacana e quem sabe ao final disto, gasto tudo com carne e cachaça com meus amigos!! ;)

      Grande abraço!!

      Excluir
  5. Vão operar apenas 1 small cap por vez?
    Pra fazer dinheiro rápido vão all in?

    ResponderExcluir
  6. Olá Zé!
    Sim, será apenas 1 small cap por vez. Por enquanto os aportes são menores, então não vale a pena ter mais de 1, porque pode corroer os aportes com cobrança de corretagem. Então é realizado apenas 1 operação no mês.
    Estou add você no meu blog!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  7. II,

    Desculpe a sinceridade, mas acho que você fez uma grande besteira. Misturar dinheiro com amizade SEMPRE dá problema! Enfim, boa sorte, você vai precisar...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL!
      Tudo tem o seu risco. Caso algum de meus amigos não estejam satisfeitos, é só retirar o dinheiro que eles aplicaram e vida que segue. Quando temos medo, não fazemos nada!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. II

      A questão não é medo ou não. A questão é que não se mistura amizade com dinheiro. O tempo vai te mostrar isso.

      Abraços.

      Excluir
    3. IL, isto só o tempo me dirá e aprenderei com ele. Talvez não tenha dado certo para você e outras pessoas que você conhece. Muitos amigos se juntam e abrem fundos de investimentos com valores consideráveis. Alguns dão certos, outros não.
      O que me interessa neste momento, é que estou aprendendo a ter responsabilidade envolvendo outras pessoas e pensar 2x antes de executar qualquer ação.
      Ao longo to tempo saberei se tomei uma decisão certa para mim e para eles, ou uma tremenda dor de cabeça.
      Como já expliquei e fui bem claro para todos, temos que honrar com o compromisso, caso não der continuidade, que arrumem a mala e partem para outra. Acredito que um desentendimento não irá arruinar minha vida e nem a deles.

      Mas considero o seu aviso!!
      Abraços!

      Excluir