quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Criando Patrimônio





Faz exatamente 1 ano e 3 meses que acordei de um pesadelo que estava tendo no sentido finanças. Hoje pensando bem, não sei como consegui viver plenamente vivendo como muitos vivem de maneira desordenada financeiramente e o pior de todos os pesadelos, não se programar para o médio e longo prazo.
Faz exatamente 1 ano e 3 meses que vivo de uma forma simples, me informando, estudando e procurando uma forma de investimento que se adequada a minha vida e ao futuro que eu quero pra mim e minha família. Vou de ônibus para o trabalho e o tempo ocioso que tenho neste trajeto eu leio e escuto alguns audiobooks a respeito de investimentos, crises financeiras e ciclos de ativos e cada vez mais me sinto perto do que eu possa realizar no futuro.

Não quero simplesmente acumular dinheiro, e viver dos rendimentos dele, mas quero ter patrimônio e para minha meta em 5 anos quero obter 2 imóveis. Sinto que neste momento, particularmente para mim, é o momento de desespero das pessoas que criaram passivos sem planejar e que estão desesperados para se livrar deles.
Desde 2013 e 2014 venho acompanhando por internet o mercado imobiliário de Minas Gerais (não citarei a cidade) e vejo que mais que dobrou a quantidade de anúncios de vende-se e o melhor, vejo o desespero de alguns anunciantes. Faz 2 meses que venho entrando em contato com imobiliárias e proprietários e sinto que estão disposto a negociarem o valor do imóvel. Repetindo: Agora é a vez do comprador!!

E qual a minha estratégia?
Minha estratégia é ir pessoalmente nesta cidade, ficar por 3 dias e conversar informalmente com as pessoas pra ver o que eles estão sentindo sobre a atual fase deste pais. Tenho amigos que moram nesta cidade e já pedi referências de bairros classe média e com estas referências estarei pesquisando minuciosamente estes bairros até estar lá pessoalmente.

Algumas pessoas da blogosfera pelo que eu acompanho nos posts querem chegar no 1 milhão ou mais em dinheiro e viver de renda, eu já penso ao contrário, quero ter patrimônios.
E minha estratégia é, morar de aluguel em São Paulo (moro atualmente) e comprar imóveis em Minas Gerais onde me programo morar neste estado daqui a alguns anos, somente administrando aquilo que conquistei e viver com qualidade de vida no campo.
Sinto que esta nova fase em minha vida está chegando e caso no ano de 2015 eu consiga dar este primeiro passo, outros viram com mais naturalidade.

Sobre o atual cenário de imóveis no Brasil:
Acompanho diariamente blogs que falam sobre bolha imobiliária. Todos falando que é um mal investimento, que o rendimento de aluguel é menor que a poupança, porém concordo em partes. A manada entrou na onda da casa própria e parcela que cabe no bolso, porém não se programaram e muito menos se informaram sobre as despesas que um imóvel parcelado por um longo prazo pode acabar com suas finanças.
Minha estratégia é nadar contra a maré. Se todos estão falando mal de imóveis e como estou acompanhando o mercado e realmente já está em baixa, este é o exato momento para uma compra parcialmente a vista.
Na minha opinião, todo mercado tem um ciclo e para eu pegar uma onda maior, de início terei que pegar uma onda contrária até vir o melhor momento e pegar esta onda certa.

Alguns podem ter o pensamento contrário do meu, mas levo como exemplo uma empresa que é ótima, porém durante 3 ou 5 anos não passará por um momento bom. Por ela ser uma boa empresa, com um horizonte favorável e bem administrada, logo a tempestade passa e ela tende a duplicar suas receitas pelo momento favorável.

Então, o que vocês pensam a respeito disto? Está se tornando o momento ideal para criar patrimônio para quem está com uma boa liquidez? Ou acha melhor aguardar um pouco mais e não se arriscar?

Espero discutir isto com vocês!


12 comentários:

  1. Eu nao acho que a crise chegou de forma significativa. Tem que cair mais. Ainda está caro. Se rolar uma explosão do dólar ficará barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lusitano!
      Tem toda razão! Em alguns lugares o m2 não condiz com o bairro.
      Estou aguardando também possível aumento de juros nos EUA. Após isto, será uma ótima oportunidade para entrar no mercado em baixa!

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, colega!
    Fico feliz que esteja vendo as coisas com mais clareza:)
    Interessante o seu foco em patrimônio para gerar renda. De maneira amadora tentei abordar um artigo de um professor do MIT exatamente sobre isso, portfólios voltados para a renda e a diferença para portfólios voltados para crescimento do patrimônio. Talvez seja do seu interesse.

    Sobre o ciclo imobiliário, se estamos nos aproximando de um período de retração, creio que não vimos ainda toda a força e intensidade do que pode acontecer. Sua estratégia de se voltar para imóveis parece boa, mas o cenário inspira certa cautela.
    Você abordou o cenário externo (aumento de juros nos EUA) e com certeza terá impacto na precificação de ativos nos emergentes.
    Porém, há incertas sobre o Brasil e com a morte do Campos isso apenas tornou ainda mais nebulosa a questão.
    Se você está financeiramente controlado, talvez seja um momento de se aguardar pelo menos até o final de 2015 para pensar em posições em imóveis, a não ser que você ache "galinhas mortas" com grandes descontos no valor patrimonial, aí realmente pode valer a pena.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solsurfer, obrigado pelo seu comentário!
      Analisando o mercado de imóveis, acho que 2016 será um ano ideal para adquirir patrimônio. Particularmente não quero apenas acumular dinheiro e viver com os rendimentos, mas quero formar um portfólio amplo e nele considerando imóveis.
      Acho uma bela oportunidade que teremos em breve!
      Contando uma história rápida e interessante: Meus pais nasceram no estado de Minas Gerais, uma cidade que nem "constava" no mapa. Hoje ela tem aproximadamente 15mil habitantes e muito timidamente está começando a pipocar prédios de 3 e 4 andares (2 ou 3 na cidade). Pode ser que hoje nenhum deles estejam ocupados, mas vendo no longo prazo ganhará força, pois os jovens estão estudando e trabalhando fora mas com a intenção de voltar para a cidade natal caso houver uma melhoria neste sentido. Obs. A maioria é estudante agrícola e contábil.
      Eu particularmente fico na expectativa de surgir alguma fábrica ou empresa de porte médio na cidade ou proximidades e no longo prazo, tem tudo para acontecer isto.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Não deixe de postar aqui o resultado das suas andanças pelo interior da nossa Minas Gerais, estou de olho tb neste mercado de imoveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uorre, Obrigado pelo comentário!
      Eu nasci em São Paulo, me formei e trabalho nesta cidade. Em termos de oportunidades, conhecimento e vivência esta cidade é espetacular!
      Hoje volto o meu pensamento para uma aposentadoria e paz interior e já me planejo para conquistar isto daqui 10 anos. Pretendo morar em Minas Gerais de uma forma tranquila, sem estresses e proporcionar uma boa educação para meus futuros filhos que o estado de Minas Gerais proporciona.
      Acho também que São Paulo e Rio será uma cidade extremamente difícil de se viver e incluo desde a criminalidade a poder aquisitivo. Acho que Minas Gerais virará um estado modelo e futuramente pode se tornar um alvo de grandes investimentos deixando São Paulo e Rio para traz pelo motivo populacional e outros termos que posso ficar descrevendo aqui horas e horas.
      Isto é minha visão particular que vejo diariamente.
      Em novembro estarei indo na cidade que pretendo comprar imóveis, para conversar e observar. Já escolhi 3 bairros que estou estudando e diariamente entro no site da prefeitura para saber o que está acontecendo.
      Acho que está abrindo uma boa oportunidade e quero incluir isto a meus sonhos e realizações pessoais.
      Unir o útil ao agradável!!rsrs
      Minas Gerais é um ótimo estado para viver!

      Grande abraço!

      Excluir
  4. tenho pensamento parecido com o seu... pretendo aumentar sempre o patrimônio e transformar isso em renda no futuro, mas ações tb é patrimônio, até poupança é patrimônio e não só imóveis... eu mesmo pretendo um dia viver e renda mas jamais de uma só forma de renda... terei imóveis alugados, renda fixa, ações , dividendos, fii, e quem sabe negocio próprio tb... o importante é sempre ir aumentando paulatinamente o patrimônio... não tem segredo... mas cada um tem preferencias a sua é por imóveis... eu vejo q o ciclo do imóveis ta fazendo uma curva sim , mas ainda não acho q seja o momento p entrar de cabeça, talvez em 2016 cm vc falou esteja ainda mt melhor q agora... mas agora ainda vejo na grande maioria um super TOPO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AJ!
      Temos que diversificar porque nem sempre todos os mercados será considerado o melhor investimento por um longo prazo!!

      Grande Abraço!

      Excluir
  5. Ainda está caro o m2. Mas está menos pior do que há uns meses atrás. Concordo com você pois o momento está mais favorável pra quem tem grana pra comprar. O brasileiro agora está mais endividado, não está comprando nada e assim os corretores estão desesperados pra alugar e vender.
    Uma pergunta: "Você tem parentes em MG que poderão cuidar dos seus imóveis mais de perto? Ou vc deixará tudo na mão do corretor?"

    Abraços.

    Simples & Próspero

    ResponderExcluir
  6. Olá S&P!
    Tenho parentes e amigos em MG e meu Pai tem casa lá também! Fico uma distância de 7 a 8 horas desta cidade saindo de SP.

    Abraços!!

    ResponderExcluir