quinta-feira, 10 de abril de 2014

Meu objetivo no CDB






Hoje vou falar do meu objetivo em CDB.
Há anos eu tenho conta no banco HSBC. Gosto dele, porque faço muitas coisas através da internet, fácil de navegar, com muitos tipos de investimentos e o melhor de tudo, raras as vezes que preciso ir até uma agência e quando eu vou, sempre está tranquilo, levando em consideração que sou morador de São Paulo zona Sul.
Há 3 anos atrás (não tinha qualquer informação de investimentos) eu possuía um fundo de investimento chamado HSBC DI na época quando queria comprar um carro melhor, jogava tudo que sobrava neste investimento, pagava uma taxa de 3% a.a e era de baixo risco. A liquidez não era muito boa, mas era melhor que a poupança (desconsiderando a facada no final do ano) e podia resgatar o dinheiro em qualquer dia. Com o tempo fui ficando mais curioso e então escolhi um outro tipo de fundo, se chamava HSBC Multimercados e cobrava uma taxa de 1,5% a.a com risco médio, liquidez melhor. Após um tempo lendo sobre assuntos de investimentos no site O Pequeno Investidor me identifiquei com o CDB-DI já que é renda fixa com liquidez diária e me dá uma rentabilidade de 100% a partir de 50k. Lendo a respeito disto e depois ligando para meu banco resolvi sair do fundo de investimento e migrar para o CDB. A maior parte do dinheiro que possuo hoje se encontra nele. Desde então, religiosamente faço aporte de uns 70% do meu salário nele, porque quero comprar um apartamento em 2016. Como eu já tenho dito aqui, parte do dinheiro que irei possuir quero retirar para entrada de uns 70% e manter o restante para um colchão de segurança e recuperar novamente até atingir uns 100k e deixá-lo render e caso apareça alguma oportunidade de compra, tenho da onde tirar sem me prejudicar em outros investimentos que pretendo ter ao longo dos anos. Logo falarei dos meus objetivos em TD e Ações.


2 comentários:

  1. Olá, ótima estratégia, visto que muita gente financia para 20 ou 30 anos e depois fica escrava do próprio imóvel. Sobre o texto em que você diz "CDB-DI já que é renda fixa com liquidez diária e me dá uma rentabilidade de 100% a partir de 50k" acredito que seja a rentabilidade de 100% do CDI se o valor for de 50k mais visto que com valores menores fica em 80% do CDI.

    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM, tudo bem!
      Exatamente isto! os 100% seria atrelados ao CDI, menos que isto rende 80%. Tem banco menores que rende até 101% ou mais a partir de 50K e 80% ou mais abaixo de 50K, mas acho arriscado bancos menores.
      Sobre o imóvel, quero comprar um "barato" e quitá-lo o quanto antes (3 ou 4 anos) porque pretendo me mudar para Juiz de Fora e deixá-lo como um ativo aqui em Sampa!!

      Grande abs!!

      Excluir