segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fechamento Dezembro 2014




RF: -0,82% (fiz um resgate de aproximadamente 9k para reaplicar 12k para gerar um fluxo de caixa um pouco maior para fevereiro de 2105, portanto paguei IR.)

NTNB’S: 2024: -3,78%  2035: -7,71% (nada de anormal, pois o que me interessa é o final do vencimento)

Ações: Mesmo com aporte para o mês de Dezembro minha carteira fechou no negativo -4,38% (muito culpada por isto pela VALE5 que vem derretendo cada vez mais)

Consolidado: Mesmo com investimentos fechando no vermelho tive um aumento de 3,3% (considerando uma ótima média para um mês negativo para mim)


Clube de investimento: alta de 2,7%

15 comentários:

  1. II,

    É isso aí, parabéns pelos resultados no clube de investimentos, pelo visto tem dado muito certo! Mas sua carteira pessoal ainda tá comandando.

    Abraço e rumo aos 100k!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PR! Como foi de final de ano? Espero que tenha passado bem.
      Minha carteira de ações está ruim muito por culpa da VALE. Vou aguardar como será o ano de 2015 para ela. Por enquanto, muitas informações nebulosas sobre o minério de ferro.
      Já o Clube de Investimento está indo bem. Já começaremos a diversificar neste mês de Janeiro. E acredito que para o meio de 2015 começarei a procurar mais rentabilidade por outros meios.

      Grande abraço!!

      Excluir
    2. II,

      Final de ano foi muito bom. Tão bom que mesmo sem viajar consegui extrapolar o orçamento mensal.
      VALE tá passando por um momento ruim, mas a probabilidade de estarmos em um fundo é alta, então não podemos nos amedrontar. Temos que seguir firme e forta em nossas estratégias.

      Abraço!

      Excluir
  2. II,

    Não podemos desanimar! Temos que continuar investindo e aumentando a nossa bola de neve.

    Abraços e feliz 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL!!
      Realmente, é nos momentos de baixa que surgem grandes oportunidades!!

      Um feliz 2015 para você também!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. sem o valor do aporte n dah pra te por no ranking deste mes

    no proximo ce volta, abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Sonny!
      Mês de dezembro para mim foi muito tumultuado e no final do ano passei a virada literalmente no meio do mato!rs Quando retornei dia 05 ainda não tive tempo de parar e deixar as informações que costumo deixar no blog. Mas para o mês de janeiro já deixarei as informações redondinhas!

      Grande Abraço!

      Excluir
  4. Tenho acompanhado seu blog e lembro de uma postagem de cirurgia de sua esposa e depois outras informando de namorada, onde está o conflito?
    Vejo que pensa em investir em imóveis, invisto a 9 anos em terrenos pra construir 1/4 e sala em bairros periféricos, pois os terrenos são mais baratos e a vacância não passa de uma semana. Até hoje não realizei os lucros, reinvisto tudo em novas compras e/ou construções.

    Já investi na bolsa, mas o tempo perdido não era proporcional ao lucro, já as construções tenho controle quase que total diferente de muitas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon.
      Graças a Deus, a cirurgia dela correu tudo bem. Mais uma página virada! Digo esposa e namorada pq não somos casados, porém moramos juntos!rs
      Realmente, me planejo para compra de um imóvel neste ano. Meu plano é comprar um imóvel de construção nova 2/4 e garagem e deixar alugado.

      Pelo visto você tem bastante conhecimento neste mercado. Mas pelo que eu entendi não está gerando lucro desejado para você durante todos estes anos.

      Se tratando em construir kitnets em bairros periféricos, a inadimplência não seria alta? A degradação dos imóveis não seria prejudicial para uma possível venda?

      Enquanto a bolsa, minha estratégia é Buy & Hold e pretendo fazer pequenos day trades assim que eu realizar alguns objetivos de prioridades.

      Conte-me mais sobre os seus investimentos, como tudo começou.
      Vamos trocar umas ideias.

      Abraços!

      Excluir
    2. Sim gera lucro na faixa de quase 0,8% do valor do bem, contudo reaplico tudo em novas aquisições. Mas meu maior ganho é no valor do patrimônio, pois compro o terreno e administrou a construção, ganhei muita experiência, tanto na obra como em compras de insumos. Na periferia até hoje inadimplência zero, diferente do que muita gente que pensa os mais humildes principalmente mulher solteira e casal sem filhos me pagam certinho, as vezes gera um atraso de dias, mas nada que cause dor de cabeça, diferente dw muitos tirados a dotô. Procuro estar semanalmente de olho no meus " bois ".
      Morar junto já configura casamento rss, a falta do contrato não inviabiliza direitos e deveres.
      Comprar pronto é igual comprar na crista da onda. Veja locais em BH que podem abrir uma nova via de grande circulação, acredite nas promessas politicas. Também centro de compras ou fábricas, este locais mesmo voltado a classe C tem um grande potencial futuro.
      Já fiz 3 apostas e em todas tive valorização de 100% dos imóveis.
      O melhor, ganhei um experiência em obras e em locação. No final do ano concluo mais 2 casas no mesmo terreno e dou uma paradinha de 6 meses, pois obra consume muito dinheiro e bastante tempo.

      Excluir
    3. Vejo que você tem bastante experiência e que por hora não está tão preocupado com retornos espetaculares mas sim, criar um patrimônio e surfar as melhores ondas quando a economia voltar nos seus melhores momentos; 2008, 2009.

      Enquanto ao menosprezo a periferia, eles são melhores pagadores que muitos que vivem na bonança. Pois são eles que geram uma economia mais sólida e muitos são responsáveis com seus compromissos.

      Você possui este portfólio de imóveis no estado de Minas Gerais ou em São Paulo?

      Estive em Minas Gerais neste final de ano e pude perceber que está tendo muitas construções de casas e prédios de 3 e 4 andares. Tenho o sentimento de que a bolha estourou em grandes centros, mas no interior está a todo vapor (mesmo sendo tardio). Algumas casas para construção próprias, porém muitas para vendas. Aí que entra uma questão que não concordo.

      Casas novas a venda no valor de 300k, 400k e o valor do aluguel? No máximo 500 reais. Mais que isto, a população não paga, pois a renda gera em torno de 1/5, 2 salários mínimos.

      Tenho 2 exemplos: 1 - Meu primo, recém casado está morando em um apartamento novo de aproximadamente 100m2. Um apartamento espetacular. O valor do apartamento? de 180k a 200k. Ele mora de aluguel. O valor do aluguel? 350 reais. Ele me disse que se o dono colocar o valor do aluguel para 400 reias, vai ficar meses sem locador.

      2 - Meu tio possui um terreno. Ele construiu 2 kitnets de 25m2. Valor da construção, 50k, valor da kit alugada, 100 reias. Mais que isto não pagam.rs

      Pude perceber que o valor de casas, apartamentos e lotes está um absurdo, mas o aluguel é irrisório.

      Eu pretendo comprar lotes nesta cidade, mas neste momento não vale o investimento. Mas se tratando de patrimônio no longo prazo acho um bom investimento. Porquê é uma cidade de aproximadamente 12 mil habitantes e está crescendo a cada ano, com comércios, informática e quem sabe alguma indústria para o futuro.

      Você já possui um belo patrimônio. Assim que detectar uma onda de alta, irá surfar nela sem problemas!

      Excluir
    4. BH só sugeri por você querer ir pra MInas. Aguardi retorno a longo prazo mesmo, a curto com rentabilidade alta é um ponto fora da curva quase uma Mega Sena.
      Tenho um bom retorno em relação aos aluguéis considerando o valor investido.
      No interior faça apostas em terrenos ou casebres em local com potencial de crescimento, você pode não colher dividendos a curto prazo, mas a longo que a maioria dos investidores buscam, com certeza terá.
      Penso em fazer um blog só de investimentos fora da bolsa, pois aprecio investimentos que tenho um controle melhor.
      Na construção já aprendi a fazer muitas coisas, tipo faça você mesmo, é gratificante ver o resultado, parece quase um filho, me apego a cada casinha construída e todas considero irmãs, é por isso quando uma já está pronta deve ajudar as outras que estão por vir. Rss

      Se quiser trocar fichas é só contatar.

      Excluir
    5. Legal anônimo, penso como você! Apesar de eu estar começando agora e pretendo dar o ponta pé inicial neste ano, sempre penso no longo prazo. Atualmente, toda minha dedicação está voltada para retornos daqui 10, 15 anos onde estarei com 40 e poucos anos.

      Faz um blog sim. Temos muitos blogs de finanças e que a maioria visa a RV. Muito sobre ações, análises técnicas, day trades, mas não vejo muito em RF. Algumas pessoas tenho a sensação de apenas acumulação de dinheiro em busca da IF. Já no meu caso, prefiro permanecer por 2, 3 anos acumulando e obter patrimônios (casas, lotes, sala comercial etc).

      Temos muitas ideias pra trocar e tenho muitas perguntas (dúvidas) para falar com você. Caso queira passar um email seria ótimo. Pois assim, com trocas de experiências, engrandece cada vez mais nossos investimentos!

      Excluir
  5. Investidor, bom dia!
    Tenho seu blog cadastrado na minha lista de blogs favoritos e acompanho suas postagens com frequência.
    Estou fazendo uma pesquisa das ações, FIIs e modalidades de renda fixa mais promissoras para os próximos 4 anos. Você poderia participar?
    Se sim, basta responder este post listando as 5 ações preferidas, 5 FIIs preferidos e a modalidade de renda fixa preferida.
    Grato,
    Uó!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo Uó! Participo com muito prazer.

      5 ações: ABEV3, ITUB4, ODPV3, BRFS3, VALE5.
      5 FIIs: Não estudo
      RF: LFT, NTNBP, LCA, CDB.

      Abs

      Excluir